Circuito

O CIRCUITO GASTRONÔMICO DA PAMPULHA

O Circuito Gastronômico Pampulha chega em sua oitava edição com uma saborosa e extensa programação, na região que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

De 11 de setembro a 05 de novembro, o cartão postal de Belo Horizonte contará com cinco ações de fomento à gastronomia e cultura do Estado:

1- Pratos inéditos em restaurantes da região;
2- Cozinhas-shows e intervenções culturais;
3- Festins;
4- O programa de desconto para a ampliação do acesso à gastronomia;
5- E a votação do restaurante destaque desta edição do Circuito.

Para participar, basta apresentar o cupom de desconto gerado pelo app do Circuito em um dos restaurantes participantes e saborear nosso prato sugestão e adquirir 100% de desconto no prato do seu acompanhante

BAIXE AQUI O APLICATIVO:

App Store

app-store

Google Play

google-play

O MODERNISMO

Tema da edição 2017

O Movimento Modernista, surgido no século passado, pode ser caracterizado por seu posicionamento inovador nas diversas artes, passando pela literatura, arquitetura e artes plásticas.

No Brasil, ao mesmo tempo em que busca a atualização da linguagem nacional, a sua interlocução com o exterior, firma-se também como um movimento único.

Belo Horizonte, uma cidade concebida para a modernidade, não poderia abarcar melhor esse movimento, recebendo os projetos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, de Oscar Niemeyer. São edificações que apresentam uma singular relação com o entorno e com o seu paisagismo.

Assim, nesta edição, os chefs serão instigados a buscar a inspiração no Movimento Modernista para concepção do seu prato do Circuito.

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Desde 2010, o Circuito Gastronômico da Pampulha se apresenta com a proposta de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público.

O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.

ANO 2016 – Patrimônio da Humanidade

Descrição: Edição 2016 homenageia o Conjunto Arquitetônico da Pampulha que, neste ano, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO

Restaurantes destaque:
1º lugar: Xapuri
2º lugar: Anella
3º lugar: Taberna Livorno

ANO 2015 – Tema Clube da Esquina

Descrição: Edição 2015 homenageia movimento cultural que revolucionou a Música Popular Brasileira, o Clube da Esquina.

Restaurantes destaque:
1º lugar:  Taberna Livorno
2º lugar: Sushinoto
3º lugar: Anella

ANO 2014 – Tema: Trem

Descrição: O “Trem” foi o ponto de partida para 5ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha. Os restaurantes participantes abusaram da criatividade e combinação de sabores, aromas e formatos para elaborar os pratos sugestões.

Restaurantes destaque:
1º lugar: Anella Ristorante
2º lugar: Hannah Asian Sushi Bar
3º lugar: La Palma

ANO 2013 – Tema: Pampulha 70 anos

Descrição: Em 2013, o Complexo Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha comemorou 70 anos. E para homenagear a região, o Festival Gastronômico da Pampulha fez uma viagem ao passado sem deixar de lado os elementos que formam o presente.

Restaurantes destaque:
1º lugar: Anella Ristorante
2º lugar: Restaurante Paladino
3º lugar: Restaurante Quintal

ANO 2012 – Tema: Burle Marx

Descrição: A capital mineira recebeu a 3ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, os turistas e belo-horizontinos se renderam ao sabor da gastronomia da região da Pampulha. Assim como Burle Marx que em suas pinturas e jardins abusava da criatividade, cor e variedade de elementos, os 15 restaurantes participantes apresentaram seus pratos com sabores e temperos que surpreenderem e conquistaram o paladar do público.

Restaurante destaque: Anella Ristorante

ANO 2011 – Candido Portinari

Descrição: A 2ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha homenageou o artista Candido Portinari, cujas obras fazem parte do Complexo Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha!

ANO 2010 – Início

Descrição: 1ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha.