CIRCUITO GASTRONÔMICO DA PAMPULHA 2018

10/09 -> 28/10

CIRCUITO GASTRONÔMICO DA PAMPULHA 2018

O CIRCUITO

O Circuito Gastronômico da Pampulha chega à sua nona edição com uma saborosa e extensa programação. O projeto terá sua abrangência e as atividades ampliadas. Serão sete ações de fomento à gastronomia e cultura do estado.

A região da Pampulha possui um amplo complexo de restaurantes, sendo referência para moradores e turistas na excelência na gastronomia. Para o Circuito, cada chef dos 17 restaurantes elaborou um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema Grande Sertão Veredas. O público poderá degustar, com preços acessíveis, pratos primorosos.

EXPEDIÇÃO

Expedição gastronômica pelo Grande Sertão Veredas

EXPOSIÇÕES

Exposição fotográfica do tema do Circuito realizadas em Belo Horizonte, Vespasiano, Nova Lima e Confins

OFICINAS

Oficinas gratuitas realizadas em Belo Horizonte, Vespasiano, Nova Lima e Confins

COZINHAS SHOW

Cozinhas-show e intervenções culturais

GASTRONOMIA

Pratos inéditos em restaurantes da região da Pampulha;

DESCONTOS

Programa de desconto para a ampliação do acesso à gastronomia;

VOTAÇÃO

Votação do restaurante destaque desta edição do Circuito

RESTAURANTES PARTICIPANTES

A região da Pampulha possui um amplo complexo de restaurantes, sendo referência para moradores e turistas na excelência na gastronomia. Para o Circuito, cada chef dos 17 restaurantes elaborou um prato inédito, associando a sua conceituação ao tema do Grande Sertão Veredas. O público poderá degustar, com preços acessíveis, pratos primorosos.

Clique no restaurante que deseja ver mais informações. Promoção de cupons encerrada.

CIRCUITO GASTRONÔMICO DA PAMPULHA

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Desde 2010, o Circuito Gastronômico da Pampulha se apresenta com a proposta de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.

NOVIDADE DESTA EDIÇÃO:

Expedição e Exposição

O Circuito da Pampulha sempre elege uma temática para nortear todas as ações.

Em 2018, o tema é “Grande Sertão: Veredas”, escolhido pela curadoria, que envolve democraticamente os chefs dos restaurantes participantes.

Como ação inédita, foi realizada uma expedição de três dias, de 02 a 04 de julho, com um trajeto de cerca de 600 km, abrangendo cidades do percurso feito por Guimarães Rosa, tendo como objetivo a pesquisa sobre os ingredientes do Cerrado na gastronomia.

CHEFS na estrada

PARTICIPANTES

A expedição contou com a presença de chefs dos restaurantes participantes e dos gestores do projeto Marcelo Haddad e Felipe Risola.

Além disso, foi realizada uma cobertura fotográfica por Nereu Agnelo Cavalheiro, fotógrafo profissional especializado em cobertura da natureza e gastronomia e Pós-Graduado em Fotografia e Imagem em Movimento, e também com a filmagem da equipe de videomakers formada por Gabriel Barbosa e Iza Campos, da empresa Chapati.

O registro da expedição culminará na exposição denominada “A Gastronomia no Cerrado Mineiro”, que circulará nas cidades de Belo Horizonte, Confins, Lagoa Santa e Vespasiano, no período de setembro a novembro.

Serão exibidas 32 fotografias, impressas no formato de 88 cm X 67 cm, em estruturas móveis.

Belo Horizonte

10 a 24 de setembro

BH Airport (Confins)

26 de setembro a 08 de outubro

Vespasiano

10 a 21 de outubro

Lagoa Santa

23 a 28 de outubro

tema desta edição

GRANDE SERTÃO VEREDAS

Esse fundamental romance para a literatura brasileira, do mineiro Guimarães Rosa, abarcou e registrou de maneira ímpar o espaço natural e cultural sertanejo do estado de Minas Gerais. O interesse do autor começou em 1952, quando decidiu reunir um grupo de vaqueiros para realizar um percurso em 10 dias pelo sertão mineiro.

Às margens do Rio São Francisco e de seus afluentes, território de personagens, lendas, saberes populares, manifestações culturais, religiosidade e veredas, o autor fez anotações sobre lugares e pessoas e, dessa realidade, criou uma das obras consideradas mais significativas na literatura brasileira.

O território percorrido por Rosa se tornou um Parque Nacional, com o nome Grande Sertão Veredas, em sua homenagem. O parque possui uma área total de 230.671 hectares e abrange os municípios de Chapada Gaúcha, Formoso e Arinos no estado de Minas Gerais e Côcos, na Bahia.

Essa nova temática será enriquecedora, tanto para a cidade de Belo Horizonte, que prestará homenagem a esse grande escritor mineiro que foi Guimarães Rosa, e ao projeto, que abrangerá um número maior de municípios participantes e permitirá um registro inédito do sertão mineiro.

OFICINAS

Esse projeto tem a sua linha curatorial desenvolvida pelo chef Edson Puiati, pesquisador e professor na área da gastronomia, com grande dedicação à valorização da culinária de Minas, utilização e divulgação dos ingredientes mineiros e estímulo ao produtor local.

Por isso, a segunda ação deste projeto é a realização de um workshop, de 8 horas-aula, direcionado aos cozinheiros, chefs e pessoas que fazem da sua trajetória a cozinha. Serão quatro workshops, realizados em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Vespasiano e Confins.

Com a temática da gastronomia mineira como patrimônio imaterialdo estado, o curso abordará a importância dos modos de fazer e viverrelacionados à gastronomia, contará um pouco da história da comidamineira, incentivará a utilização dos temperos, hortaliças e produtoslocais, buscando despertar e promover a conscientização da importânciada nossa culinária.

A inclusão do Vetor Norte neste projeto visa aproximara região da Pampulha a cidades do seu entorno, no intuito de integrar asações em promoção da área da cultura e gastronomia.

FIQUE LIGADO NA

AGENDA DE OFICINAS:

Atividade realizada!

31/07 das 15 às 22h
Restaurante Paladino

Av. Gildo Macedo Lacerda, 300, Braúnas, Belo Horizonte – MG

Atividade realizada!

26/09 das 15 às 20h
BH Airport
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Rodovia LMG 800, KM 7,9, s/n, Confins – MG

 

Atividade realizada!

10/10 das 15 às 22h
Centro de Convenções Risoleta Neves, em Vespasiano
Rua Vereador João Telésforo Ferreira, 537, Caieiras, Vespasiano – MG

Inscreva-se aqui!

23/10 das 15 às 22h
Escola Municipal Doutor Lund, em Lagoa Santa

Praça Dr. Lund, 33 – Centro, Lagoa Santa – MG

Cozinhas Show

A 9ª edição do Circuito Gastronômico Pampulha traz como continuidade as Cozinhas-Show que serão realizadas nos marcos que compõem o conjunto da Pampulha. Essa intervenção, associando a gastronomia ao cenário único da Pampulha, acontecerá aos domingos do Circuito, com inscrições gratuitas uma hora antes de cada uma das cinco cozinhas-show. Serão 40 vagas com direito à degustação e todo o público presente poderá assistir à elaboração do prato e dicas do chef convidado.

Escola Mineiraria no Mercado Central em Belo Horizonte

10 de setembro, segunda-feira, às 16 horas

Inscrições gratuitas no (31) 3786-5747 ou no próprio local, localizado no estacionamento do Mercado Central. Atividade realizada!

Mineirão

22 de setembro, sábado
Turma 1 às 16 horas
Turma 2 às 19 horas

A participação é gratuita, com vagas limitadas. Atividade realizada!

Iate Tênis Clube

23 de setembro, domingo
Turma 1 às 10 horas
Turma 2 às 11 horas

As inscrições gratuitas serão realizadas por ordem de chegada, no próprio local. Atividade realizada!

ACOMPANHE O CIRCUITO NAS

Redes Sociais